sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Tartarugas das Galápagos e tentilhões


No final do ano de 1835 a expedição chegou às ilhas Galápagos. Após as observações realizadas durante a preparação para armazenamento dos espécimes coletados, Darwin percebeu que em cada ilha do arquipélago de Galápagos existiam diferentes árvores, cágados e aves. Mas apenas quando retornou à Inglaterra, consultando ornitólogos, percebeu que os tentilhões, pássaros que ele havia coletado nas várias ilhas de Galápagos, eram de espécies diferentes.





Assim, em 1837, ele passou a escrever suas primeiras notas sobre a origem das espécies. Foi aí que Darwin passou a relacionar as adaptações ao meio ambiente à origem e evolução das espécies. Em 1938, Darwin tomou contato com a obra de Thomas Malthus (1766-1834), "Ensaio sobre o Princípio da População". Nessa obra, o autor observa aumento numérico de indivíduos de uma população a cada geração e a manutenção dos recursos alimentares, concluindo que tal fato levaria a uma competição entre os indivíduos da população.



Considerando a variação de cada indivíduo de uma população, Darwin chegou a conclusão que alguns estariam mais aptos que outros e assim venceriam essa competição pela sobrevivência. Os indivíduos mais adaptados ao meio possuiriam variações vantajosas em relação aos outros indivíduos que não as possuíssem. A esse processo Darwin denominou seleção natural.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u43.jhtm ( consultado em 10/10/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charles Darwin- Teoria da Evolução-Prof.Aridelson Clique e assita.